segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Mudanças que assustam

Preciso mudar de estágio.

Mas estou acovardada, com medo de não conseguir outro porque estou no décimo período.

Mas afinal, o que eu tenho a perder? Eu estou no décimo período, quase formada, aprovada no exame de ordem. E daí se eu ficar 3 ou 4 meses sem estágio, na real. Mas eu estou acovardada, e muito.

O que eu precisava mesmo era de uma mudança de perspectiva total. Estava me sentindo incomodada com os rumos que a vida estava tomando, mas um incômodo vago. Aos poucos iso foi se tornando uma angústia. Tudo o que eu sempre quis de repente parecia mais uma prisão, um castigo.

Sempre achei que a felicidade pra mim seria ter aquelas coisas. Carro, casa confortável, tv a cabo internet, viagem nas férias e pro exterior as vezes, situação financeira folgada. Tudo perfeito, tudo lindo, um sonho de classe média em pessoa.

De repente isso começou a parecer sufocante e pequeno, e eu comecei a querer mais. Fui abafando a angústia com um argumento simples: só estou assustada com a proximidade da formatura e o início do caminho.

Mas aí dia desses a coisa me pegou de jeito e eu desabafei. E desabafando eu consegui enxergar uma saída que era óbvia, mas eu não via porque, pra início de conversa, eu estava sempre tentando não pensar.

Aí eu vi também que é pra valer, não é só medo. Eu preciso fazer mais do que isso. Não vou ser feliz vivendo no piloto automático como eu pensei que seria. Tive uma boa amostra disso. Vivo esperando o fim de semana pra poder fazer nada, e daí passo a semana anestesiada e o fim de semana também. Esperando por algo que eu nem sei o que é.

Preciso mesmo abrir meus horizonte, ver o mundo, ver gente, experimentar, fazer outras coisas. Ficar vendo programas de viagem na tv e pensando "isso é que é vida" não será mais o bastante pra mim. Não quero mais viver anestesiada e fechada num mundinho. Minha cama, meu sofá minha tv, meu trabalho automático.

Não, eu quero mais da minha vida, já sei como fazer, e agora só preciso correr atrás para ter uma vida com amor e conhecimento do mundo. Vou viver de verdade, de qualquer maneira, não vou passar a vida assim.

Nenhum comentário: