quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Dietas, exercícios e emagrecimento.

E eu estou fazendo a "Dieta nota 10", e emagreci 3 quilos. Comecei no começo deste mês, disposta a perder os quase 30 quilos que eu tenho sobrando até o meio do ano que vem. Acho que é uma perspectiva realista. Mas eu queria mesmo perder até o fim do ano, ia achar melhor.
 
Tenho que dizer que o livro é ótimo e me motivou muito, mas sei que ele não vai funcionar pra muitas pessoas. Ele não funciona pra quem quer soluções rápidas e mágicas, como minha prima, que vive num eterno engorda-emagrece, porque quere emagrecer 10 quilos JÁ e  depois continuar como sempre, só que 10 quilos mais magras, o que obviamente não existe, porque se você vive de um jeito e engorda, aí perde dezquilos em um mês e volta a viver como antes, é óbvio que você vai continuar engordando.
 
Ele é mais pra quem está disposto a mudar os hábitos, porque como ele diz no livro, emagrecer é simples, é uma questão matemática, você só precisa consumir menos do que gasta, mas nem por isso é fácil. Tem horas em que se sofre muito, é difícil sim, mas estou na filosofia keep walking de vida, vou fazer, não vai ser fácil, mas agora chega de ficar me lamentando, é hora de fazer as coisas acontecerem, não só com relação a isto, mas com relação a muitas coisas. Mas isso é um bom começo.
 
Pelo menos eu sei que as coisas não voltaram a ser como antes, que elas simplesmente não podem voltar a ser. O que mais me doi, me faz sofrer, é a idéia de exercício físico. Estou praticamente convncida de que é impossível manter o peso pelo resto da vida depois de emagrecer sem incorporar aos hábitos a atividade física. E, aliás, claro que émais fácil emagrecer com a ajuda deles. Mas eles são uma ajuda. Veja bem. Seu corpo é programado para ser energéticamente eficiente. Gastar o mínimo e armasenar o máximo. Por isso a dieta é a maneira mais eficiente de queimar os quilos extras, porque se você se exercita ele não gasta tanto a mais. Diminuir a entrada é mais eficiente que aumentar a saída, porque seu corpo faz o possível pra saída não aumentar, mas essa programação não pode fazer nada quanto à diminuição da entrada. Mas viver em restrição calórica é algo difícil. Você pode fazer por um certo período, mas pra sempre é meio difícil.Então os exercícios entram aí. Quando você quer apenas controlar o peso, eles costumam ser o bastante, cotanto que você tenha hábitos alimentares razoáveis.
 
Mas olha, me doi. Me doi horrores. Não consigo me acostumar com a idéia  de que eu preciso incorporar isso à minha vida, mesmo, pra sempre. A idéia de mudar oshábitos alimentares eu já aceitei, tudo bem, eu não podia continuar coendo como e comia, o resultado seria o mesmo que eu tive desde os 18 anos: cinco quilos a mais por ano.
 
Mas não sei porque, a déia de exercícios me parece quase uma tortura. As pessoas falam das endorfinas que o exercício libera, e blah-blah-blah, mas eu acho que as minhas endorfinas têm algum defeito. Porque eu só sofro e só não gosto.
 
Vou voltar pra minha aula de luta hoje. Sou faixa amarela em uma luta. Sempre tenho preguiça de ir pra aula e vou arrastada pelo meu amorado, que sempre fez junto comigo pra me incentivar. Ele é um fofo, faz tudo pra me incentivar. Antes da luta eu praticava natação, e ele ia lá na academia ficar me olhando nadar, só pra me obrigar a ir. Aí saí e fui pra luta, e ele foi junto. Então, tenho preguiça. Todo o prazer que a luta me proporciona vem de uma coisa que outros exercícios não me proporcionama sensação de que aquilo serve para alguma coisa na minha vida, de que eu realmente estou fazendo algo útil. A coisa útil em questã é saber mahucar pessoas. Convenhamos que é muito melhor do que pedalar em pé em uma bicicleta ergométrica, ou pular em uma mini-cama-elástica. Tá, que serve pra emagrecer, mas e daí? Me sinto uma idiota fazendo essas coisas sem propósito. Pelo menos a luta não me faz sentir idiota. Tenho que focar nisso, coisas úteis. Luta, corrida. Natação eu não acho útil de verdade, foi mal, mas aogada eu já não morro.
 
É isso. Preciso me acostumar com a idéia.

Nenhum comentário: