quinta-feira, 4 de agosto de 2011

é da conta de quem?

O emagrecimento e a alimentação, assim como a criação de filhos é um terreno completamente fértil para os palpites de todo gênero. Temos os bem intencionados, os intrometidos, os maldosos, os invejosos, os que não tem nenhuma base a não ser o achismo... Enfim, ao contrário do que acontece em briga de marido e mulher, no seu emagrecimento todo o mundo quer meter a colher. Com a criação de filhos suponho que seja bem assim também, só que muito pior, porque criar filhos é algo muito mais sério, importante, difícil e que mais gente acha que sabe fazer melhor que quem está, de fato, fazendo. Mas divago, vou falar só do emagrecimento, porque nunca criei com sucesso nem uma planta, ainda mais um filho.

Todo mundo conhece uma dieta ótima, uma simpatia infalível, um exercício matador de gordurinhas, alguém que emagreceu uma fábula usando um método qualquer.

E será que eu dou essa liberdade pra todo mundo. Tá certo que eu comentei com Deus e o mundo que eu queria emagrecer pra formatura, que eu tinha emagrecido, que eu estou controlando.. Mas será que eu pesei demais na mão?

Hoje uma colega de trabalho veio se intrometer no que eu comia. Colega não dessas que trabalha com você. Mas dessas que trabalha no mesmo lugar e te cumprimenta.

Lá pelas13 horas, quando o café da manhã já tinha sumido da minha lembrança e do meu estômago e o almoço ainda parecia uma miragem distante diante da quantidade de tarefas a cumprir antes de ir pra casa (não tenho horário de almoço. Trabalho de 10 às 14, ou seja, em todo o horário em que comprar comida é possível. Depois eu almoço em casa, onde a comida é saudável, com pouco sal e gordura e gratuita, pelo menos pro meu bolso). Fiz o que qualquer ser humano com fome faria: um lanche. Não ia sair para comprar um almoço. Primeiro porque não vou gastar dinheiro sendo que tem almoço me esperando e casa. Segundo porque sair, comprar almoço e comer certamente faria com que o meu esperado encontro com minha cama e meu computador fosse ainda mais adiado. Peguei o que o meu estágio oferece: pão, queijo minas, chá mate (o café tinha acabado) e uns pedacinhos de rapadura, porque a rapadura era enoooooorme, estava logo ali na mesa e eu adoro rapadura. Não é o melhor lanche no mundo, não é light, não é saudável, mas não e nada mau, também... Peguei meu lanche e fui continuar meu trabalho enquanto comia.

Nisso vem a colega. "Nossa! sua alimentação está completamente errada! Você não pode ficar comendo isso a essa hora!" Eu pensei em responder que isso é problema meu, ou que eu jurava que ela era contadora e não nutricionista, mas como eu já disse, eu sou um amor. Expliquei que meu horário é irregular, que eu ainda parecia ter muito trabalho e por isso preferia trocar de horário o lanche que eu supostamente faria no meio da tarde com o almoço, que eu já tinha perguntado sobre isso a um nutricionista, e ele me disse que não havia problema em fazer isso, o importante era que eu comece as coisas e o fizesse no horário, mesmo trocando a ordem das refeições.

"Ah, é, mas duvido que ele te mandou comer pão. Você fica aí comendo esse tanto de pão, vira tudo gordura .Você engorda e entope seu coração de gordura"

Agora era a hora de dar uma boa cortada, mas me limitei a dizer que todos os tipos de alimento são importantes e também o pão tem seu lugar.

"É, mas não pode ficar comendo pão assim"

Dá pra imaginar que eu estava pegando uns 8 pães e enfiando na boca de uma vez. Mas era apenas 1(um) pão. Como eu sou otária e adoro fazer papel de idiota ainda me expliquei, dizendo que eu não costumo mesmo comer pão branco, como mais integral, mas não se deve vetar nenhum alimento em absoluto.

"Tem que comer é fruta"

Me despedi e saí, porque faço papel de idiota, mas não ia perder meu tempo nessa conversa fiada. A pilha de trabalho que me afastava de casa ainda estava lá. A propósito, só cheguei a almoçar por volta das 16:30.

Mas eu fico me perguntando quando é que eu dei essa liberdade pra nega querer mandar no meu horário de comer. Tenho quase certeza que com essa mulher eu nem cheguei a comentar nada sobre querer emagrecer.

Vai ver é minha cara de boba. Vai ver as pessoas olham pra mim acima do peso e pensam logo que eu estou precisando ser salva por elas, com seus conhecimentos salvadores vindos do globo repórter e da dieta que a prima fez uma vez e nunca mais engordou. Se bem que não deve ser bem isso, porque só estou uns 5 quilos distante da minha faixa de peso normal, e estou ótima, na verdade. Sou apenas o tipo meio grande, com pernas grossas e tal, mas agora não estou mais gorda. Pelo menos não assim, precisando de salvação.

Deve ser mesmo a minha cara de boba, de quem leva desaforo pra casa. E eu levo mesmo.

Acho que é hora de voltar ao Krav Magá. Acho que eu tinha uma postura mais imponente diante da vida quando treinava.

Nenhum comentário: