terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Amigos reais, amigos virtuais e amigos imaginários

Estava pensando sobre isso hoje. O quanto amizade é um conceito que está sofrendo uma mudança. Quem são os amigos "de verdade". Tenho amigos "virtuais" que participam tanto da minha vida, que me conhecem tão bem. Melhor do que "amigos reais, que me encontram todo dia, ou pelo menos de vez em quando.

Meus queridos amigos virtuais. Já encontrei alguns pessoalmente, outros não, mas considero meus amigos. Amigos que vieram do orkut ou do msn, mas são só amigos hoje. Conheci pelo orkut pessoas que eram colegas de faculdade que eu jamais teria conhecido em circunstâncias comuns, por diferenças de turno e período(e minha pouca sociabilidade).

Mas e os amigos imaginários, onde entram na história?

São os blogs e twitters. Você acompanha a pessoa ali, tão de perto, que se sente presente no dia-a-dia dela. Parece até que conhece a pessoa, mas nesse caso é uma via de mão única pois, em geral, o outro nem sabe da sua existência, mas você gosta da pessoa, se identifica, se preocupa.

Pessoas como a Elise, a Patrícia, ou o Kid que eu acompanho há muito tempo, mas mal comento. E as vezes eu cito em conversas, conto casos delas, como se tivesse acontecido com um amigo meu aqui do prédio.

É engraçado. São pessoas reais que são meus amigos imaginários.

Um comentário:

Rosana Tibúrcio disse...

Eu penso parecido com você em relação a amigos virtuais. Muitos se tornaram reais e serão eternamente amigos. Em relação à Patrícia, sinto a mesma coisa e torço muito por ela, também.
Te conheci por lá.
Li seu post "eles venceram", com o qual me identifiquei bastante. Passei por algo similar quando de minha última faculdade - Direito, também.
Vez em quando passo por aqui.
Feliz 2011, Elis.