Falei que só ia falar de dieta e comida. Daí que não estou fazendo dieta, então falo de comida.
Enquanto meus pais estavam fora, descobri segredos ara uma ótima lasanha. Ótima pra mim, suponho que muita gente não gostaria, mas eu gostei, minhas irmãs adoraram, meus pais adoraram, meu noivo adorou, fez o maior sucesso por aqui.
Eu fiz, me assustei que a massa não era pre cozida, sobrou massa, aí eu fiz novamente com o resto da massa e o sucesso foi tão grande que fiz pros pais quando eles chegaram.
Não é uma lasanha fácil e eu não colocarei receita, mas ninguém disse que seria fácil.
Primeiro: Massa não cozida. Eu cozinhei a massa. Primeiro foi por acidente, comprei a massa e não sabia que precisava cozinhar. Pra mim toda massa era direto ao forno. Só na hora de montar a lasanha descobri que não, algumas precisam cozinhar mesmo. Depois meu pai explicou que mesmo essas podem ser preparadas sem cozinhar, mas precisa de mais molho e de ficar um tempo descansando antes de assar. Prefiro cozinhar mesmo. Não dá trabalho cozinhar a massa. Acabei aderindo porque vem muito mais massa pelo mesmo preço. Dá pra fazer duas lasanhas médias. Ou uma enorme e uma pequena.
Segundo: Molho branco e vermelho. Um molho vermelho bem aguado. Não se preocupe com ele. Refogue o seu pomarola num tempero de alho caseiro (o do supermercado é puro sal) e pronto. Coloque uma quantidade de água igual a de molho. O molho branco é que dá trabalho. Eu faço molho branco como eu imagino que deve ser feito. E isso dá trabalho. Derreto a manteiga, dissolvo a farinha formando um creme, douro essa meleca e vou acrescentando leite aos poucos., até alcançar a consistência certa. Isso demora, dói o braço. Na última fiz quase 2 litros de molho branco. Bato com o fouet para não empelotar.
Terceiro: O recheio: Faço com brócolis(picado bem miúdo) ou palmito. Refogo em azeite e manteiga e incorporo ao molho branco já pronto. Só isso.
O queijo: Pouco queijo. Queijo é ótimo, mas é enjoativo. Pode ser mussarela fatiada, ou canastra ralado.
A montagem: No fundo do refratário você joga metade do molho vermelho e um pouco de leite e cobre com massa. cobre a massa com molho branco. Mais massa. Queijo(pouco, pouco) Molho branco,molho vermelho. Massa. Queijo. orégano, alho torrado e forno. Você pode fazer mais uma camada, aí sugiro que uma fique só com molho branco e queijo e a outra com molho branco e vermelho.
O pouco queijo faz a lasanha ser gostosa sem ser enjoativa. O muito molho branco faz ela ser cremosa e suave.. O molho vermelho aguado faz ela ficar mais molhadinha e a massa cozinhar mais fácil. Ele deve ficar em contato com a camada mais do fundo e a mais de cima de massa, pois são as mais sujeitas ao ressecamento. Acredite ou não, a de brócolis é melhor que a de palmito de pupunha. Palmito de pupunha mal tem gosto. O brócolis dá mais cor e crocância.
Dá trabalho e cansa, mas é gostoso demais e rende bastante.